domingo, 26 de outubro de 2014

Projeto de Restauração Ecológica Inicia Plantio de Mudas




O grupo do Projeto Engenharia Ambiental em Ação juntamente com a presença do Paulo Henrrique Benites (Drivers for Sharks), Professor Etenaldo Felipe (Curso de Biologia da UEMS), Professor Laércio Carvalho (Curso de Engenharia Ambiental da UEMS), Elaine Novak e Micheli Nóbrega (Pós-Graduação em Recursos Naturais UEMS) e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia da UEMS realizaram no dia 11/10/2014 no Córrego Laranja Doce (área dos Escoteiros) o plantio das seguintes árvores (nomes comuns): amarelinho, canafístula, candeia, cedro, cedronia, embaúba, formigueiro, guaxuma, jaracatiá, jenipapo, jatobá mirim, mutambo, sangra d’água e tuaneira.
O objetivo deste plantio foi dar continuidade à restauração ecológica numa parte do córrego Laranja Doce. Para o plantio foram realizadas as seguintes etapas: escolha e doação das mudas pela Prefeitura Municipal de Jateí; determinação do espaçamento entre as mudas, visando um melhor desenvolvimento; abertura das covas para plantio das mudas com aproximadamente 30 cm de profundidade e 15 cm de largura; aplicação de aproximadamente 5 gramas de adubo; plantio das mudas nas covas já abertas; adição de solo sobre a muda. O solo foi adicionado de forma que não provocasse compactação, mantendo a aeração para facilitar trocas gasosas e infiltração da água, conseqüentemente melhor desenvolvimento da raiz. Todo o plantio foi feito seguindo as recomendações técnicas e exigências de cada espécie.

Este trabalho serve de base para o aprendizado prático, teórico e profissional, e também para a compreensão do atual estado em que se encontra o córrego. Através desta experiência prática em conjunto com as análises que serão realizadas durante a atividade, planos de ação serão desenvolvidos para a conscientização da população que mora na redondeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário