terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pesquisas da UEMS beneficiam o agronegócio em MS


Muitas pesquisas que beneficiam o agronegócio de Mato Grosso do Sul são realizadas pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde os alunos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal desenvolvem projetos com os produtos para aumentar a produtividade, aliando sustentabilidade e ganhos econômicos.
Este foi o foco da entrevista concedida pelo doutor em solos e nutrição de plantas, engenheiro agrônomo e professor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ao jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, no caderno de Agronegócios da última segunda-feira, 25/11. Na matéria o professor explicou o trabalho feito pelos acadêmicos e os projetos que são desenvolvidos durante o curso.
O pesquisador disse que a Universidade trabalha com diversas áreas de pesquisa, desde a agricultura familiar até cadeias produtivas do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Também destacou o programa Rio de Leite, que foi vencedor do prêmio de Gestão Pública de 2013.
O Rio de Leite nasceu de uma pesquisa feita nas regiões de Aquidauana e Anastácio, pois lá a produção leiteira estava bem abaixo da média nacional. Os alunos pesquisaram e hoje, com o programa, a produção aumentou juntamente com a qualidade. “O programa tem parceria com o Leite Forte do governo estadual que prevê a produção de embriões de bovinos da raça Girolando com genética leiteira superior e totalmente adaptados às condições climáticas do Estado. Também a capacitação de produtores, por meio de dias de campo, palestras e cursos, para que as tecnologias produtivas, em especial da nutrição, alimentação do rebanho leiteiro e técnicas reprodutivas, possam ser visualizadas e replicadas pelos produtores de leite”, afirmou.
Este programa, desenvolvido pela UEMS, já trouxe vários resultados positivos nos municípios atendidos: Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Ivinhema, Nioaque, Nova Andradina, Sidrolândia e Terenos.

Para visualizar a entrevista na íntegra acesse: http://oestadoms.websiteseguro.com/flip/agro/24-11-2014/04.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário